Viticultura - Uvas Tintas
Abaixo estão relacionadas os tipos de uvas viníferas tintas mais comumente utilizadas no Brasil para a vinificação de vinhos finos.
- Cabernet Franc - Origem francesa, da região de Bordeaux, parente próxima da Cabernet Sauvginon, mas menos intensa. Pode proporcionar vinhos mais jovens, leves e frutados.
- Cabernet Sauvignon - Origem francesa, da região de Bordeaux, com ótima capacidade de adaptação e muita difundida por todas as regiões vinícolas do mundo. Possui casca espessa, coloração intensa e forte presença de taninos. Interage muito bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporcionar vinhos intensos, estruturados e de guarda.
- Carmenère - Origem francesa, da região do Medoc. Possui forte presença de taninos. Pode proporcionar vinhos estruturados e encorpados.
- Gamay - Origem francesa, da região de Beaujlais. Possui alta acidez. Pode proporcionar vinhos jovens, leves e frutados, para consumo imediato.
- Lambrusco - Origem italiana. Pode proporcionar vinhos frisantes, leves e frutados.
- Malbec - Origem francesa, da região de Cahors. Interage bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporcinar vinhos frutados, macios e de médio corpo.
- Merlot - Origem francesa, da região de Bordeaux, possui menos taninos do que a Cabernet Sauvignon. Interage bem com madeira (barril de carvalho). Costuma proporcionar vinhos mais macios e menos ácidos.
- Pinot Noir - Origem francesa, da região de Borgonha, de cultivo difícil e delicado. Tem casca fina e é muito sensível a variações climáticas. É utilizada na confecção do espumante Champagne (França). Raramente produz grandes vinhos fora da sua região de origem.
- Pinotage - Origem sul africana, obtida pelo cruzamento das variedades Pinot Noir e Cinsault. Pode proporcionar vinhos leves, frutados e de taninos macios.
- Sangiovese - Origem italiana. Possui uma incidência moderada de taninos. Pode proporcionar vinhos médios ou encorpados, dependendo de como são vinificadas.
- Syrah/Shiraz - Origem francesa, da região do Vale o Rhône, com ótima capacidade de adaptação. Interage bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporciona vinhos aromáticos, encorpados e de guarda.
- Tannat - Origem francesa, região de Mandiran. Possui coloração intensa e forte presença de taninos. Interage muito bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporcionar vinhos densos, encorpados e de guarda.
- Tempranillo/Tinta Roriz/Aragonês - Origem espanhola e muito utilizada na região do Douro (Portugal). Possui baixa incidência de taninos. Interage bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporcionar vinhos com baixa acidez e moderado teor alcoólico.
- Touriga Nacional - Origem portuguesa e muito utilizada na região do Douro (Portugal). Possui forte presença de taninos. Interage muito bem com madeira (barril de carvalho). Pode proporcionar vinhos encorpados, vigorosos e de guarda.

(@marcelo_da_silva_macedo)
Instagram photos and videos
Perfil para divulgação dos livros, eBooks e outras produções literárias de Marcelo da Silva Macedo.
Link Para o Perfil no Instagram